Allmed – Pronefro

A Pronefro Produtos Nefrológico (agora Allmed Pronefro PT) foi fundada em 1983 na Maia e sempre foi comprometida com o bem estar humano tornando-se referência a nível mundial na produção de dispositivos médicos para tratamento da insuficiência renal crônica tendo sido em 2015/2016 adquirida pelo grupo Allmed.
Foi implementada uma estratégia de sustentabilidade com o intuito de reforçar a imagem de marca, alargar quotas de mercado, fazer parcerias com outras empresas e aumentar a sua rede de distribuidores. As linhas para hemodiálise produzidas na empresa são compatíveis com todas as marcas de monitores existentes.

É a única empresa em Portugal que produz o circuito extracorpóreo para o tratamento na hemodialise.
Toda a qualificação dos funcionários é dada pela empresa que necessitam de cerca de 6 meses até conseguirem efetuar as tarefas de forma autónoma. A aposta na formação contínua possibilita manter os seus colaboradores com um nível de conhecimentos em constante atualização.
Os departamentos de Investigação, Desenvolvimento e Qualidade estão atentos às necessidades e oportunidades que surgem no mercado.

Drª. Assunção Mascarenhas, Managing Director

Quais as principais alterações que ocorreram na empresa devido a esta aquisição?

A primeira é que deixa de ser uma empresa de capitais portugueses para agora a maioria ser capital estrangeiro.
A nível operacional ainda estamos a definir linhas estratégicas para o grupo e em particular aquilo que nós em Portugal podemos fazer.

De todo o catálogo de produtos da Allmed, quais aqueles que representam maior parte da faturação e quais os que apresentam maiores inovações?

Nós aqui na Pronefro só fazemos as linhas para hemodialise. O restante vem da Alemanha e Egito. Mas o dialisador (rim artificial ) é sem duvida o produto com maior valor acrescentado.

Sendo a produção da Allmed maioritariamente para exportação, qual o mercado que tem maior cota dessa exportação?
 Neste momento o mercado do brasil para nós é o mais importante. Temos lá uma filial fundada em 2001.

Fale-nos um pouco da unidade da Maia. Quantos funcionários tem, qual a importância que esta unidade tem para o grupo  e o que produzem.

Somos neste momento 80 pessoas e vamos contratar mais até ao final do ano. Queremos investir um pouco na parte industrial e dotar a empresa de maquinas que nos permitam ser mais eficientes. No futuro próximo o grupo  pretende criar um centro de excelência aqui nas nossas instalações para ser a imagem de marca para os nossos clientes.


Entrevista em 2017 no ambito do roteiro empresarial promovido pela A.E. MAIA